• Maria Antonieta Voivodic

Qual o papel da escola de educação infantil?


Educar para nós é ensinar a encontrar possibilidades e aprender é sentir a emoção por descobrir.

Porque enviamos nossas crianças à uma escola de educação infantil?

É inegável que, com o estilo de vida atual, com a pressão do trabalho mais exigente, muitos pais necessitam da escola para que as crianças sejam cuidadas em um ambiente que consideram adequado e estimulador. Nesse sentido, a escola infantil veio suprir o espaço do brincar da criança, seja em seu próprio lar, como em pracinhas e parques, com outras crianças com quem pode conviver, explorando o ambiente, lidando com a brincadeira simbólica, com papéis sociais, construindo enfim seu conhecimento do mundo, à partir de experiências vivenciadas.

Porém, com a pressão social sobre os pais, para a preparação cada vez mais cedo de seus filhos para um futuro promissor, a escola de educação infantil passou a ser vista como preparadora da criança para o que está por vir. Ansiosos, os pais querem que seus filhos tenham uma quantidade muito grande de informações, aprendam rapidamente, se preparando para as futuras exigências.

Acreditamos que a educação infantil não pode ser vista como uma etapa preparatória, mas deve ser considerada com objetivos e características próprias, onde as crianças são atores sociais plenos.

O excesso de informação não deixa espaço para a experiência. É fundamental considerar a importância da experiência, principalmente em função da vida acelerada que é imposta às crianças, mergulhadas em um universo saturado de informações. Além do excesso de informação, a falta de tempo para a criança brincar, também rouba a possibilidade de experimentar livremente.

O mundo moderno é marcado por uma busca de novidades. Tudo excita, tudo agita, tudo choca, mas nada fica. Tudo passa sem deixar marcas.

Como diz o Professor Larossa, “ a experiência é a possibilidade de que algo nos toque, requer um gesto de interrupção. Requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar. Cultivar a atenção e a delicadeza. Suspender a opinião e o automatismo da ação. Cultivar a Arte do Encontro”

A proposta da Escola Encontro, é propiciar à criança um campo de experiências positivas, gratificantes, amorosas, evolutivas e não apenas um campo de experimentos. Nas experiências promovemos e valorizamos as diferenças e a pluralidade, enquanto que nos experimentos busca-se em geral, apenas acordos e homogeneidade.

Queremos crianças atuantes, que explorem e tirem conclusões à partir de suas vivências. Crianças críticas, responsáveis e comprometidas com a importância de suas ações e relações com o outro e com o meio em que vivem.

Educar para nós é ensinar a encontrar possibilidades e aprender é sentir a emoção por descobrir. Nosso objetivo é educar para ser, para se relacionar consigo e com o outro, educar para ser feliz.

#educaçãoinfantil #criançafeliz #aducação #infancia

         Escola Encontro - Rua Piracuama, 111 - Perdizes, São Paulo-SP. Tel 11 3672-1419 ou 11 3868-4153